Como é que se ilumina um interior escuro?

A falta de luz num interior tem repercussões no estado de espírito dos seus habitantes. Um espaço demasiado escuro parece muitas vezes confinado, estreito e pouco acolhedor. Mas existem soluções simples para remediar a situação sem necessidade de grandes obras de renovação: o mobiliário certo, alguns toques de cor cuidadosamente colocados, e a sua casa ficará mais luminosa por isso.
Que mobiliário pode iluminar uma sala de estar escura?
Quanto mais ocupada for uma divisão, mais escura e opressiva parece. As linhas simples são a melhor forma de respirar e de eliminar a sensação de confinamento. Opte por móveis de cores claras e utilize materiais lacados para deixar entrar todos os raios de sol.
Num espaço pequeno, é melhor evitar amontoar móveis, especialmente quando há móveis que cumprem duas funções. É o caso, por exemplo, das mesas de centro eleváveis, que são muito populares. As mesas de centro escandinavas com um design minimalista também são perfeitas para arejar e iluminar o interior.
A mesa de centro elevável Carrera preenche todos os requisitos quando se trata de iluminar a sua casa: é apresentada em laca branca para refletir a luz e a sua função dois em um significa que não tem de preencher um espaço pequeno com uma mesa de jantar e uma mesa de centro.
A madeira clara é também uma boa opção para dar uma impressão de luminosidade. As linhas simples da mesa de centro elevatória Sundance em carvalho claro são perfeitas para desorganizar a sua casa. As suas pernas em metal prateado com acabamento acetinado acentuam a sensação de leveza e leveza.
A mistura de madeira clara e branco, combinada com as linhas simples do mobiliário nórdico, é uma combinação vencedora. A mesa de centro escandinava Bergen trará luz e elegância à sua casa. A sua arrumação integrada permite-lhe poupar ainda mais espaço.
É também uma boa ideia limpar o espaço à volta das janelas para deixar entrar o máximo de luz possível.
Dicas simples para iluminar a sua casa
Para iluminar uma divisão escura, é necessário prestar atenção a alguns elementos importantes: a iluminação, claro, mas também a cor das paredes e do pavimento.
A iluminação
Não hesite em multiplicar as fontes de luz artificial. Candeeiros suspensos, candeeiros de mesa ou de pé, lanternas, candeeiros de pé: a luz deve ser suave e difusa, e regulável em função da hora do dia ou da noite, do clima e das diferentes utilizações da sala (leitura, televisão, jantar, etc.).
A cor das paredes
Embora pensemos imediatamente no branco para iluminar uma divisão escura, esquecemo-nos muitas vezes das cores quentes. Assim, em vez do branco, que pode dar a uma divisão um ar frio e cirúrgico, pense em tons de amarelo. A tinta branca com um toque de casca de ovo, branco cremoso ou marfim irá iluminar o seu interior, dando-lhe uma atmosfera quente. Elementos decorativos em amarelo, como capas de almofadas ou uma manta para o sofá, darão um toque de alegria à sua divisão.
Revestimentos para o chão
Um pavimento de parquet claro colocado na direção da luz reflectirá o sol e aquecerá a divisão. Os tapetes gráficos, como o marroquino Beni Ouarain, em marfim ou creme com padrões pretos, chamam a atenção e contribuem para uma atmosfera acolhedora.
Um último truque simples: pendure uma série de espelhos na parede mais soalheira da divisão. Design e eficaz, esta solução é perfeita para refletir o máximo de luz possível.