Como é que se remove uma auréola de um sofá de tecido?

Chá ou café derramado, molho, marcas deixadas pelas crianças... as nódoas desagradáveis são comuns nos sofás, quer sejam de tecido, pele ou veludo. Para manter o seu sofá de tecido como novo durante o máximo de tempo possível, eis alguns conselhos práticos para eliminar as nódoas, independentemente da sua origem.
Uma solução para todas as nódoas
Uma das formas mais eficazes de eliminar as nódoas de um sofá de tecido é limpá-lo com bicarbonato de sódio: esfregue a nódoa com um pano limpo embebido em água morna e duas colheres de sopa de bicarbonato de sódio.
Se a nódoa ainda estiver presente quando o tecido estiver seco, pode tentar esfregar suavemente a nódoa com um pano embebido em álcool a 70° ou, para as nódoas mais antigas, o peróxido de hidrogénio também pode ser muito eficaz.
Uma auréola causada por uma nódoa de gordura
Para as nódoas de óleo ou de molho, por exemplo, pode polvilhar com pó de talco, farinha ou Terre de Sommières. Tente fazer isto logo que a nódoa apareça.
Outra solução eficaz é aplicar folhas de papel absorvente e passar um ferro quente sobre elas. Isto deve ajudar a absorver a gordura.
Chá, café e outras nódoas
Para as nódoas de chá e de café, não há nada como a glicerina: limpe a nódoa com um pano humedecido com água morna e glicerina morna. Também pode utilizar sabão de Marselha diretamente sobre a nódoa ou uma mistura de água e vinagre antes de enxaguar.
O peróxido de hidrogénio e o álcool a 70° são ambos muito bons para remover manchas de tinta, de fruta e de vegetais e de álcool.