Como posso proteger o meu sofá do meu gato?

Acabou de comprar um sofá novo e gostaria de evitar que o seu gato o utilize como poste para arranhar? Acabou de adotar um gato e está preocupado com a possibilidade de ele danificar os seus móveis? Eis alguns conselhos práticos para proteger o seu sofá no dia a dia, mantendo o seu animal de estimação feliz em sua casa.
Evite que o seu gato marque o seu território no seu sofá
A maioria dos gatos, esterilizados ou não, utiliza as suas garras para marcar o seu território. Se tem um jardim, é muito provável que o seu gato se agarre ao exterior, a uma árvore ou ao seu terraço de madeira, por exemplo.
Mas para os gatos que vivem em apartamentos, o sofá é muitas vezes o local ideal para se exprimirem, nomeadamente nos cantos. O primeiro passo é geralmente cuidar bem das garras do seu gato, que, se forem aparadas regularmente pelo veterinário, evitarão que se tornem demasiado afiadas.
Em seguida, pode manter o seu gato afastado do seu sofá, esfregando limão nos locais que parecem atraí-lo mais. Outra solução de bricolage consiste em cobrir os cantos com folha de alumínio ou fita adesiva. Pouco a pouco, o seu gato habituar-se-á a esta zona e deixará de se coçar.
Pode também colocar um tecido (manta, xadrez, etc.) à volta dos cantos para que o seu gato não tenha acesso a eles.
Desvie a atenção dele do seu sofá
Para proteger o seu sofá do seu gato, não há nada como investir numa árvore para gatos ou num tapete para arranhar. Existem muitos tipos diferentes de arranhadores, com preços a partir de cerca de 15 euros. Existem até postes de arranhar em cartão descartável disponíveis nos supermercados.
Pode também utilizar repelentes naturais: peça conselhos ao seu veterinário.