Que planta para um quarto?

1. Jasmim
Apreciado pela delicadeza das suas flores brancas, o jasmim é a planta de interior perfeita para os quartos. Ocupando muito pouco espaço, o seu vaso pode ser colocado em móveis tão minimalistas como a estante de parede Neiper (C27xH28 cm) em metal preto e madeira maciça escura. Na prática, isto significa que, mesmo que o seu quarto seja muito pequeno, não terá qualquer problema em cultivar jasmim nele.
E agora deve estar a perguntar-se: qual é o objetivo de convidar o jasmim para o seu quarto?
Para além da sua delicadeza estética, o jasmim é conhecido pelo seu perfume inebriante. Ao cair da noite, emite um perfume subtil mas delicado. E não é só isso.
Uma das razões pelas quais os decoradores estão a introduzir o jasmim nos quartos é o facto de favorecer o sono. Sim... Para além de ser bonita e de cheirar bem, esta planta favorece um sono reparador.
2. Hera
Se quiser criar um ambiente ligeiramente selvagem no seu espaço, opte pela hera.
Planta rasteira que dispensa apresentações, a hera quase não precisa de ser regada. Melhor ainda: no inverno, não precisa de uma gota de água sequer. Para os habitantes da cidade com horários ocupados, não podia ser melhor.
A hera é também um dessecante natural. Por outras palavras, absorve o excesso de humidade do ar. É isso mesmo... Para alémde dar carácter ao seu quarto, a hera numa prateleira de parede com cordas vai ajudá-lo a respirar melhor, absorvendo o formaldeído do ar.
Outra virtude que explica o sucesso desta planta nos quartos é o facto de necessitar de pouca luz.
Os quartos de dormir são muitas vezes concebidos para serem acolhedores. São locais onde é agradável relaxar ao fim da tarde ou fazer uma sesta bem merecida. Por isso, é natural que a iluminação seja reduzida.
E acontece que a hera não precisa de luz para crescer. O que há para não gostar nesta planta de interior rasteira?
3. Spathiphyllum
Também conhecida como a "flor da lua", a spathiphyllum é uma planta delicada que é altamente recomendada para salas secas. Tem a capacidade de humidificar ligeiramente o ar sem o tornar pesado. E isso está longe de ser a sua única vantagem.
Depois de colocar o seu spathiphyllum numa estante de parede com duas prateleiras circulares, vai notar que o ar parece mais fresco. Isso deve-se ao facto de a flor-da-lua absorver os poluentes atmosféricos, melhorando as suas condições de vida.
O único inconveniente é que a flor-da-lua necessita de uma temperatura mínima de 20°C para crescer.